segunda-feira, 12 de abril de 2010

Curiosidades sobre a Espanha

-No final de fevereiro a Espanha também tem o carnaval. Em Santa Cruz do Tenerife, a festa de carnaval espanhola segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro.
Há festas famosas também em Cádiz, e embora seja diferente do carnaval brasileiro, não deixa de ser uma boa oportunidade para matar saudades de casa e se divertir!

-Nas cidades do interior da Espanha, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas. Isto ocorre por que os nativos têm o hábito de dormir após a refeição.
Por incrível que pareça eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos uma hora e então retornam a suas atividades.
Qualquer semelhança com nossa Bahia de todos os santos é mera coincidência...!

-A praia de Postiguet, a mais conhecida de Alicante, está localizada no centro da cidade.

-O turismo tornou Alicante uma das cidades de maior crescimento da Espanha e seu aeroporto tem conexões para as mais importantes cidades da Europa.

-Em Barcelona muitas pessoas falam catalão, que é o dialeto da Catalunha. Não se desespere caso você não entenda, é praticamente impossível de entender.

-Madrid possui uma enorme riqueza cultural, com muitos museus, praças antigas e construções históricas, incluindo a casa do presidente e da família real, por estar localizada literalmente no centro do país.

-Uma bicicleta é um ótimo meio para conhecer mais lugares, mas tome cuidado, existem muitos roubos de bicicletas.

-Talamanca, é a praia mais indicada para a prática de esportes.

-Praia D´en Bossa, a praia mais longa de toda ilha.

-Barcelona tem uma vida noturna agitadíssima, temperada com a tradicional “Marcha”, movimento de jovens que peregrinam de balada em balada e nunca param em um ponto só.

-Ao contrário do que muitos pensam, Ibiza não é só balada. A cidade também tem uma bela parte cultural para apresentar.

-Segunda cidade da Espanha e um dos principais pontos do Mediterrâneo, Barcelona, capital da Catalunha, é cosmopolita e moderna.

Economia

Espanha está entre os 10 países com maior PIB (nominal), e entre os 15 com maior PIB (PPC). Tradicionalmente, a Espanha sempre foi um país agrícola e ainda é um dos maiores produtores da Europa ocidental, mas desde meados da década de 1950 o crescimento industrial foi rápido e logo alcançou um maior peso que a agricultura na economia do país. Uma série de planos de desenvolvimento que começaram em 1964, ajudou a expandir a economia, mas nos últimos anos da década de 1970 começou um período de recessão econômica a causa da subida dos preços do petróleo, e um aumento das importações com a chegada da democracia e a abertura de fronteiras. Posteriormente, aumentou o desenvolvimento das industrias do aço, construção de navios, têxteis e mineiras. Na atualidade, a terceirização da economia e da sociedade espanhola fica clara tanto no produto interno bruto (contribuição em 2005: 67%) como na taxa de emprego por setores (65%). Os ingressos obtidos pelo turismo permitem equilibrar a balança de gastos. Desde que a Espanha se tornou membro de pleno direito na União Europeia, as políticas econômicas evoluíram em função desta grande organização supranacional.
Vista de Barcelona com a Torre Agbar à direita.

A Espanha é a décima primeira nação com maior produto interno bruto por paridade do poder de compra (segundo o Fundo Monetário Internacional 2007) atrás apenas dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Índia, da Alemanha, do Reino Unido, da Rússia, da França, do Brasil e da Itália. Com respeito ao produto interno bruto (nominal) a Espanha está no oitavo lugar. Espanha é a quinta economia mais forte da Europa com um PIB de mais de $ 1,400 trilhão. A Espanha também é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca – o país afirma possuir a maior frota pesqueira do mundo. A indústria do turismo também tem um peso considerável na economia espanhola.

* Agricultura: beterraba - 1,2 milhões de toneladas, cevada - 7,5 milhões, trigo - 4,3 milhões, batata - 4 milhões, uvas - 3,1 milhões, tomates - 3 milhões.
* Pecuária: ovinos - 23 milhões, suínos - 18 milhões, bovinos - 5 milhões.
* Indústria: automobilística, construção naval, química, siderúrgica, têxtil, calçado, alimentar.

Idiomas

O idioma oficial e o mais falado no conjunto da Espanha, por 99% da população, é o espanhol, língua materna de 89% dos espanhóis, que pode receber a denominação alternativa de castelhano. A estimativa do número de falantes em todo o mundo vai desde os 450 aos 500 milhões de pessoas, sendo a segunda língua materna mais falada depois do Chinês. Prevê-se que se torne a segunda língua de comunicação internacional depois do inglês no futuro, e é a segunda língua mais estudada após o mesmo.

Além disso, falam-se outras línguas que podem ser oficiais em suas regiões, de acordo com a Constituição e os Estatutos de Autonomia de cada Comunidade Autônoma, e co-oficiais para o resto do país. Ordenadas por número de falantes, estas Línguas são:

* Catalão (9% da população), oficial na Catalunha e nas Ilhas Baleares e, sem estatuto oficial, na chamada "Faixa de Aragão" e na comarca de "El Carche", em Múrcia. Oficialmente, se denomina valenciano na Comunidade Valenciana, onde também é oficial.
* Galego (5% da população), oficial na Galiza. É falado também em algumas zonas das províncias de Astúrias, Leão e Zamora, sem estatuto de oficialidade.
* Basco (1% da população), oficial no País Basco e terço norte de Navarra, donde se denomina estatutariamente "vascuence". É falado também na zona mista de Navarra (onde o basco, sem ser oficial, tem certo reconhecimento) e de forma mais minoritária na zona "bascófona".

Também se falam uma série de línguas ou dialetos românicos que não tem estatuto de língua oficial: o asturiano, falado nas Astúrias(chamado Bable), Leão, Zamora (chamado "leonês"), Salamanca e Extremadura(chamado "extremenho") e o aragonês no norte de Huesca.

O aranês, variante do occitano, é considerada co-oficial na Catalunha, onde é e falada nos municípios do Vale de Arão (Lérida).

Igualmente, o português é falado em algumas localidades fronteiriças extremenhas, principalmente por portugueses ali residentes.

A Espanha ratificou em 9 de abril de 2001 a Carta Europeia das Línguas Minoritárias ou Regionais do Conselho Europeu.

Turismo

Bairro de Salamarca: bairro elegante e burguês, existem uma zona de crescimento de muito cuidado porque tudo é do século XIX onde também se concentra uma intensa atividade comercial, boa parte das galerias de arte de Madrid e numerosas tendas de modas, joalherias e imobiliárias das mais prestigiadas firmas.]

2 de Maio: uma avenida onde localiza as maiores discotecas, cafeterias antigas, bares e outros ambientes noturnos, Igrejas Barrocas, Museu Municipal, Museu Romântico e outros.

Ponto de Segovia: é o ponto mais antigo da cidade, foi levantado por Juan de Herrera no final do século XVI.

Museu Del Padro: está situado em um edifício do século XVIII, obra de Juan de Villanueva é uma das mais importantes pinacotecas do mundo, lá existem obras de Velázquez, Goya, El Greco, Zurbarán, Ribera, Ribalta, enfim entre outros artistas representados.

Museu Nacional Centro De Arte Reina Sofía: conta com uma coleção permanente de arte espanhola contemporânea e suas salas oferecem as mais variadas ofertas em exposições temporárias e estão abertas a diversas disciplinas artísticas de nosso tempo: pintura, escultura, vídeo, fotografia, cinema,etc.

Religião na Espanha

O artigo 16.3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Nenhuma confissão terá caráter estatal‘‘. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é assegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas. O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘… e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões‘‘. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%. não obstante, o porcentagem de praticantes é muito menor. Segundo o mesmo estudo, somente 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3 vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% nos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão alguma vez ao mês, o que indica o declive da religiosidade da população.

Em quanto a membros, a segunda religião em importância é a muçulmana. Calcula-se que há uns 800.000 fiéis, vindos fundamentalmente das recentes ondas de imigração. Há também um número crescente de igrejas protestantes, que somam cerca de 400.000 fiéis (a estatística própria dos protestantes em Espanha indica 1.200.000, dos quais 400.000 são espanhóis e o resto são estrangeiros que residem na Espanha durante pelo menos seis meses ao ano),. Em terceiro lugar vêm os Testemunhas de Jeová com 103.784 fiéis e logo após, com cerca de 20.000 fiéis, o mormonismo. A comunidade judia na Espanha não supera os 15.000 fiéis.